Você conhece o sistema Just in Time?
- Natália Oliveira

- 5 de mai. de 2022
- 2 min de leitura

O conceito de Just in time (JIT), literalmente, se traduz como "na hora certa”. Mas hora certa para o que? Acompanhe este artigo e descubra os benefícios que essa estratégia pode trazer para os seus negócios.
Os princípios básicos da JIT
Esta estratégia administrativa, se preocupa em fazer a produção, transporte e compra de um material, como o nome já diz, na hora certa. Sendo adaptável a qualquer tipo de empreendimento. O que é pertinente, considerando as vantagens que o modelo o sistema propicia. Ajudando na redução de estoques, o que consequentemente influencia na diminuição dos gastos da empresa.
Por essa razão, as principais organizações mundiais trabalham com esse conceito. Fábricas de carros usam o Just in time para melhorar sua produção, caso da Toyota. Isso impede que os produtos se acumulem e a empresa tenha saída imediata daquilo que produz. Por exemplo, quando se há a procura por um material, ele será fabricado a tempo da entrega, não tendo tempo para permanecer no estoque.
Benefícios
São muitas as vantagens que o sistema JIT pode trazer para as organizações que as aplicam. Os principais são: Diminuição de custos, garantias de venda e redução de fornecedores.
Associação com outras estratégias
Agora que conhece as vantagens do sistema Just in time, já é possível decidir que esse é o modelo correto para a sua empresa. Agora você precisa aprender como colocar o modelo em prática. E o melhor de fazê-lo funcionar é o realizando aliado a outras estratégias de produção. Conheça outros métodos complementares ao sistema Just in time, utilizados por empresas de todo o mundo, que irão trazer sucesso ao seu empreendimento:
Kanban
Ele é um método que pode ser inserido na organização e empresas que funcionam pelo sistema Just in time. Consiste na sinalização de cada etapa do processo de produção, com o uso de post-its, por exemplo. Essa estratégia permite um controle quase absoluto de cada processo que envolve a produção da sua empresa.
Trata-se de um método reconhecido mundialmente pela sua eficácia. Iniciado em empresas japonesas de carros, que o adotaram para compor sua Just in time. Atento aos detalhes, o Kanban traz informações de tempo, quantidade e dados que normalmente são perdidos ou esquecidos. Aumentando assim a qualidade do serviço dos funcionários. Sendo um método ideal para empresas que trabalham por demanda e tem a possibilidade de focar nos detalhes do produto.
Combine os esforços com o Scrum
Nesse momento, você já conhece duas metodologias que ajudarão a melhorar o desempenho da sua empresa. Mas saiba que é possível potencializar ainda mais os resultados com o uso dessa ferramenta estratégica.
O Scrum busca controlar o trabalho em equipe a partir de um objetivo coletivo. Motivando os funcionários que trabalham focados em atingir determinada meta que ainda será definida. Esse sistema ajuda a empresa a traçar um objetivo e criar um cronograma para cumpri-los dentro dos prazos estipulados.
Você aplica ou gostaria de aplicar alguma dessas estratégias na sua empresa?




Comentários