Veículo de carga: qual o ideal?
- Natália Oliveira

- 30 de mar. de 2022
- 2 min de leitura

Quando o assunto é veículo de carga, existem vários modelos disponíveis no mercado. Conhecer cada um deles é importante para fazer boas escolhas para a frota da sua empresa. Afinal, o modelo ideal é aquele que atende às suas necessidades. Confira a seguir os principais veículos de carga, suas características e indicações.
Veículos de carga leve
Para transportar cargas leves por distâncias menores, os modelos a seguir atendem bem.
Van – Veículo bastante conhecido para transporte de passageiros, a van também pode ser usada para realizar entregas. O peso suportado por esse modelo costuma ser de 1.200 quilos.
Furgão – Outra opção de veículo para transportar cargas leves. A capacidade é semelhante à da van, suportando cerca de 1.250 quilos.
Picape – Para cargas que não necessitam de um veículo fechado, as picapes são uma boa alternativa. Disponível em diferentes modelos, que podem suportar de cerca de 600 a 1200 quilos.
Indicações
São geralmente utilizados para entregas de e-commerces e lojas físicas de diferentes segmentos, voltadas para o consumidor final.
Veículos de carga semi-pesados
Para cargas semi-pesadas os veículos mais indicados são:
Caminhão toco – Suporta até 6 toneladas, conta com dois eixos e é indicado para o transporte de cargas secas diversas.
VUC (Veículo Urbano de Carga) – Como o próprio nome sugere, é utilizado para transitar dentro das cidades, suportando até 3 toneladas.
Caminhão truck – Apesar de ser considerado um veículo semi-pesado, o truck possui a robustez dos pesados. No mercado existem opções que suportam de 14 a 19 toneladas.
Indicações
Indicados para o transporte de cargas secas, como produtos alimentícios e industrializados não perecíveis, ferragens, madeira etc.
Veículos de carga pesados
Acima dos veículos de carga semi-pesados estão os pesados, como:
Carreta – É um dos veículos de carga mais conhecidos. Na versão com dois eixos suporta até 33 toneladas e com três eixos 41,5 toneladas.
Carreta LS – Modelo indicado para transportar cargas mais pesadas por distâncias maiores, tem eixo duplo e suporta até 45 toneladas.
Indicações
Também indicados para carga seca, porém em volumes mais expressivos, que necessitam de veículos mais robustos.
Veículos de carga extrapesados
Na última categoria temos os veículos de carga extrapesados, acompanhe:
Carreta rodotrem – Com estrutura que inclui dois semirreboques e cavalo mecânico, suporta até 74 toneladas. Devido ao seu excesso de peso, precisa de uma autorização especial para trafegar.
Carreta bitrem – Também chamada de treminhão, é formada por uma combinação de duas articulações. A versão com sete eixos suporta até 57 toneladas, enquanto a de nove eixos tem o limite de 74 toneladas.
É importante lembrar que vale sempre a pena investir em soluções que otimizem o processo de entregas. Dessa forma, além de deixar os clientes satisfeitos, os veículos são melhor conservados.




Comentários