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Transporte de OPME: processos e cuidados necessários

  • Foto do escritor: Natália Oliveira
    Natália Oliveira
  • 30 de nov. de 2023
  • 2 min de leitura

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A distribuição de OPME é um dos processos fundamentais da gestão de Órteses, Próteses e Materiais Especiais. Essa gestão deve buscar eficiência em todos os processos que envolvem esse tipo de material, incluindo a busca por fornecedores, a gestão da cadeia logística, o uso dos insumos nos procedimentos hospitalares e, claro, a distribuição.

Pensar em distribuição, portanto, é pensar em gestão. Por sua vez, esta só é possível quando há um esforço para encontrar os melhores preços, uma logística adequada, um gerenciamento eficiente do estoque e a adoção de boas práticas de uso.

É fundamental garantir que haja economia em todas as ações hospitalares. Mesmo em grandes instituições e redes,o dinheiro economizado pode ser revertido em atividades que dão maior retorno para o hospital.

Quando falamos de hospitais menores, a importância da economia é ainda maior, uma vez que o esforço para economizar recursos é ainda mais necessário para que o orçamento seja cumprido.

O desperdício é responsável por até 40% dos gastos de um hospital, por isso, a distribuição correta de OPME pode diminuir esse desperdício significativamente. Confira abaixo alguns cuidados essenciais na distribuição de OPME:

Autorizações

Antes de qualquer coisa, uma empresa responsável pelo transporte de material médico hospitalar precisa das autorizações necessárias a essa atividade. Uma dessas autorizações é a AFE (Autorização de Funcionamento de Empresa) emitida pela Anvisa.

Mas, cada tipo de transporte, requer uma AFE diferente. Ou seja, uma empresa que possui uma AFE (Autorização de Funcionamento) para transportar medicamentos, por exemplo, não está autorizada a transportar produtos ou correlatos para a saúde. Além da AFE, é necessário também obter a VISA, uma licença emitida pela vigilância sanitária.

Manual de Boas Práticas

Empresas que atuam com o transporte de material médico hospitalar devem ter um Manual de Boas Práticas, descrevendo os procedimentos necessários para garantir a qualidade durante todo o processo.

O manual precisa ser de conhecimento de todos os colaboradores da empresa, contendo normas de higiene, limpeza, climatização, manuseio de produtos e todas as atividades ligadas ao transporte de materiais hospitalares. Ele também deve estar de acordo com as normas e legislações vigentes.

Armazenamento dos materiais de acordo com a legislação

A armazenagem dos materiais no almoxarifado e também durante o transporte precisa seguir cuidados especiais para que preservem a qualidade.

É necessário que o local esteja climatizado de acordo com os produtos armazenados e identificar os materiais conforme determinados parâmetros, como fragilidade, combustibilidade, volatilização, oxidação, intoxicação, etc.

Treinamentos constantes

É preciso realizar treinamentos frequentes para conscientizar a todos da necessidade de seguir à risca o manual de boas práticas. Alguns tópicos a serem abordados nesses treinamentos são: controle de temperatura e umidade; autoinspeção do sistema de qualidade; qualificação de fornecedores; conservação, limpeza, entre outros.


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