top of page
logo_loggo_site.png

Tecnologia RFID: Oque é e como se aplica na área logística?

  • Foto do escritor: Natália Oliveira
    Natália Oliveira
  • 26 de set. de 2023
  • 3 min de leitura


ree

Tornar a operação logística mais eficiente, ágil e rentável representa os principais objetivos dos empreendedores do setor. Por isso, os investimentos em inovação estimulam o desenvolvimento de novos equipamentos e metodologias de trabalho. Uma das ferramentas em questão é chamada de tecnologia RFID.

O seu propósito é contribuir para a gestão do fluxo de materiais em todos os elos da cadeia de suprimentos. Assim, o gestor pode obter dados atualizados sobre os níveis de estoque e a localização das cargas durante o trajeto de entrega.

Prossiga com a leitura deste texto e conheça as soluções oferecidas pela tecnologia RFID.

O que é a tecnologia RFID?

A sigla em inglês quer dizer Radio Frequency Identification (Identificação por Radiofrequência). Esse mecanismo fornece meios de identificar individualmente cada produto, além de registrar as suas informações técnicas e permitir o seu rastreamento.

O seu funcionamento depende de:

  • impressoras;

  • etiquetas anexadas aos materiais;

  • antenas e leitores posicionados estrategicamente;

  • sistema de gestão para o gerenciamento dos dados.

Com isso, o empreendedor estabelece as bases necessárias para a implantação.

As etiquetas fixadas nos insumos, produtos e embalagens têm componentes eletrônicos que registram o número de série, o modelo e os dados do fabricante.

Já o leitor é o instrumento utilizado para capturar os dados codificados pelas etiquetas. Assim, ocorre a leitura, o processamento e o armazenamento por meio do sistema instalado.

A fase seguinte requer a integração entre as ferramentas de controle de estoque, documentando, dessa forma, as entradas e as saídas.

Quais são as vantagens da RFID?

Garantir a agilidade e a qualidade da entrega de produtos começa com o gerenciamento de materiais. Esse é um desafio do setor que pode ser superado com a implantação de tecnologias da informação.

As principais vantagens são:

  • permite o rastreamento de itens;

  • controla as mercadorias em estoque;

  • possibilita o monitoramento de ambientes;

  • auxilia o funcionamento de sistemas antifurto;

  • realiza o controle de acesso em locais restritos;

  • contribui para sistemas de prevenção a falsificação.

Existem desvantagens no uso da Identificação por Radiofrequência?

Todos os sistemas têm os seus pontos positivos e negativos que devem ser levados em consideração antes da sua aquisição. Para o gestor que busca implementar uma nova tecnologia, é importante conhecer ambos os lados da moeda para tomar uma decisão baseada em dados concretos.

Inclusive, faz mais sentido buscar outras soluções do que insistir em uma ferramenta que não é compatível com o seu negócio e não será capaz de atender a sua demanda. Para tornar o processo de escolha mais transparente, listamos algumas desvantagens que podem ser observadas pelos usuários do RFID.

Gera a elevação dos custos

A desvantagem apontada com maior frequência é a questão financeira. Isso ocorre porque os custos de instalação e manutenção são consideravelmente superiores se comparados a outras ferramentas.

A montagem da infraestrutura necessária para utilizar esse recurso também acrescenta ao valor final do produto com o repasse das despesas ao cliente. A empresa deve adquirir antenas, transcrever com decodificador e transponder (tag) composto de receptor e microchip.

Há variações no alcance das antenas

Imagine uma grande loja na qual são comercializados centenas de produtos diariamente. Com uma rotina tão atribulada, o gestor não pode se dar ao luxo de ter erros no registro das mercadorias em estoque.

Porém, essa situação pode ocorrer com a utilização da tecnologia RFID. Essa ocorrência tem grandes chances de vir a se realizar quando há o uso de materiais metálicos e condutivos no ambiente que podem causar interferências no campo magnético.

Causa a impressão de invasão da privacidade

Esse cenário é bastante comum no setor varejista. Que cliente nunca se dirigiu à saída da loja e foi surpreendido pelo acionamento de alertas sonoros? Embora seja comum, essa é uma situação bastante constrangedora que deve ser tratada com cuidado.

Além desse problema, ainda há pessoas que entendem que o monitoramento de etiquetas representa uma invasão de privacidade. Esse é um tema que divide opiniões, principalmente sob o ponto de vista ético. Portanto, reflita sobre essas questões ao avaliar a viabilidade desse sistema.

Qual a diferença entre o RFID e o código de barras na logística?

O código de barras já vem sendo utilizado em diversas aplicações desde a sua criação na década de 1970, nos Estados Unidos. Esse recurso você já conhece como um conjunto de 13 dígitos acompanhado de listras pretas e brancas de diferentes espessuras.

Ele é utilizado em etiquetas e nas embalagens de produtos variados, registrando dados como:

  • o preço de venda;

  • a empresa fabricante;

  • a descrição do produto.

Já as etiquetas de Identificação por Radiofrequência utilizam um chip como mecanismo para arquivar as informações necessárias. Para realizar a leitura do código, não há necessidade de contato entre o leitor e a etiqueta. Esse fator garante maior agilidade na coleta de informações, e a distância não representa um obstáculo.

Embora o funcionamento seja semelhante, é preciso entender quais são as finalidades de cada um e o impacto no negócio.


 
 
 

Comentários


Fale com a gente!

Entraremos em contato com a melhor solução para você.

Obrigado pelo envio!

Registros da Loggo

logo_ANVISA_branco_menor.png
logo_ANTT_branco_menor.png
logo_loggo_site_branca.png

© 2023 por Loggo.

Criado por Dalí.

Contato

Estrada das Ubaias, 540, Sl. 900 Casa Forte Trade Center

Casa Forte, Recife - PE

Funcionamento

Seg - Sex: 8:00 - 18:00

Sábado: 8:00 - 12:00

Atendimento 24h

em todo Brasil.

bottom of page