Seguro de transporte de carga: Vale a pena?
- Natália Oliveira

- 4 de jul. de 2023
- 2 min de leitura

O seguro é uma garantia contra possíveis perdas que uma empresa venha a sofrer. Por isso, é importante informar-se mais sobre ele e saber quais as opções disponíveis.
Tipos de seguros para transporte rodoviário:
Seguro de Riscos Rodoviários
Faz cobertura por possíveis prejuízos em razão de acidentes e outros problemas com o transporte de mercadorias.
Seguro de Transporte Nacional
É obrigatório e cobre os riscos em geral a que as mercadorias estão sujeitas. O segurado pode ser empresa de direito público ou privado (caminhões próprios ou transportadoras contratadas).
RCTR-C
Trata-se do Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Cargas, é obrigatório e cobre prejuízos causados às mercadorias em acidentes (colisões, abalroamentos, explosões, tombamentos, capotagens ou incêndios).
RCF-DC
É o Seguro de Responsabilidade Civil Facultativo por Desaparecimento de Cargas. Oferece coberturas para roubos/desparecimentos de cargas (assaltos, sequestros, estelionato, extorsão, furto simples ou qualificado).
Como contratar o seguro?
Com o desenvolvimento digital, já é possível contratar seguros através da internet, sem a necessidade de deslocamento até a sede física da seguradora. Deve-se acessar o site da seguradora, fazer um cadastro e tomar cuidado com o preenchimento de algumas informações:
Dados sobre o embarque: tipo e valor da mercadoria, tipo de veiculo, origem e destino da viagem, data de despacho, etc.
Cobertura desejada: confira as opções e escolha a que mais convém no momento.
Pagamento: deve ser efetuado antes do embarque da mercadoria; confira as tarifas e opções que a seguradora oferece.
Vantagens do seguro de cargas
O seguro de cargas é uma garantia contra roubos, perdas e acidentes em diferentes níveis de risco/periculosidade. O segredo está no tipo de cobertura.
Além da certeza do ressarcimento, cobrindo os prejuízos, o seguro de cargas dá maior credibilidade à empresa. Ou seja, é uma forma de valorizar a própria empresa e aumentar a quantidade de clientes e demandas.




Comentários