Reduzindo custos na logística
- Natália Oliveira
- 8 de ago. de 2023
- 2 min de leitura

Toda operação logística possui diversas etapas que estão sujeitas a um emaranhado de situações e variáveis. Desde o carregamento da carga no veículo até a entrega final, seja nas mãos do consumidor ou do lojista, muitos passos precisam ser executados numa sequência que pode levar vários dias.
Reduzir custos pode ser um grande desafio dentro de um processo logístico. Na maioria das vezes as empresas se veem de mãos atadas já que os processos estão todos nas mãos de terceiros e não há um controle minimamente significativo sobre as etapas, muito menos um entendimento sobre os aspectos que podem ser melhorados. Para isso, separamos alguns pontos que certamente irão melhorar muito o seu processo logístico e que podem alavancar seu negócio.
AUTOMATIZAÇÃO DE PROCESSOS
Hoje tudo aponta para a necessidade de automatizar processos seja em qual segmento for. Quando se trata de logística, isso é ainda mais verdadeiro. Sistemas altamente automatizados e um bom uso da Inteligência Artificial podem otimizar grandemente diversos procedimentos e gerar uma grande economia de recursos. O fator humano sempre será indispensável e de enorme importância em todas as áreas da sociedade. Se aliado, porém, ao grande avanço tecnológico existente hoje, resulta numa junção de forças muito poderosa.
MONITORAMENTO DE CARGAS
A tecnologia nos proporciona hoje um fácil e rápido monitoramento de veículos e transportes. Abrir mão dessa possibilidade nada mais é do que retroceder. A partir do monitoramento de cargas, é possível que o setor logístico determine e controle quais rotas devem ser seguidas, assegurando que o motorista não passe por muitos pedágios e que dirija pelo menor percurso. A adoção dessas medidas proporciona a redução de diversos custos relacionados aos gastos com combustível e praças de pedágio, por exemplo.
GESTÃO DE TRANSPORTE
O transporte das cargas é uma das partes principais de todo o processo logístico e fazer uma gestão completa disso é fundamental. Hoje, muitas empresas terceirizam o transporte de suas cargas, mas sem o mínimo controle do que está sendo feito e se o serviço contratado está sendo adequado ou não. Torna-se, então, muito difícil qualquer tomada de decisão para tornar esse proce
Comentários