Qual a importância do Lead Time?
- Natália Oliveira
- 26 de jul. de 2022
- 2 min de leitura

Em termos resumidos, o significado de lead time é o período que decorre entre o lançamento de uma ordem de encomenda (ou produção) e a sua satisfação. Isto é, as empresas que conseguem reduzir os prazos de entrega têm lead times mais curtos.
Cada etapa da cadeia de abastecimento tem o seu próprio lead time. Por exemplo, o tempo necessário para que uma ordem de compra de matérias-primas seja realizada e esses materiais sejam entregues numa fábrica é conhecido como o material lead time.
Já o período que medeia o momento em que essa mesma fábrica recebe uma ordem de produção até a entrega do produto acabado é considerado o lead time da produção.
E um dos indicadores que têm ganho maior relevância – devido à expansão do comércio eletrónico – é o consumer lead time. Este termo refere-se ao tempo entre o instante em que um cliente faz uma compra online e a altura em que recebe a sua encomenda. Para as empresas que operam na área do eCommerce, este é um dos indicadores mais importantes do seu negócio. Numa altura em que os consumidores esperam que as entregas sejam realizadas o mais rapidamente possível, ter lead times curtos é crucial para fazer crescer as vendas e fidelizar consumidores.
É através da conjugação dos lead times das diversas etapas do processo logístico que uma empresa consegue determinar o lead time total necessário para produzir e entregar os seus produtos. Sendo que o tempo necessário para a concretização das ordens em cada passo influi diretamente na eficiência dos processos da empresa.
Por exemplo, lead times mais reduzidos na aquisição de matérias-primas e na produção ajudam a fazer uma gestão mais otimizada dos inventários – evitando stocks em excesso e prevenindo a ocorrência de rupturas de produtos.
Comentários