Qual a importância da AFE para serviços logísticos?
- Natália Oliveira
- 25 de jul. de 2023
- 1 min de leitura

A AFE (Autorização de Funcionamento de Empresa) é uma permissão concedida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão do governo federal responsável por coordenar portos, fronteiras, aeroportos e outros locais similares.
Todos os indivíduos que desejam fabricar, distribuir, armazenar, transportar, importar ou exportar medicamentos ou insumos farmacêuticos precisam da AFE. Sem ela, o trabalho é considerado ilegal no país.
Se você tem uma empresa de logística e deseja transportar estes tipos de produtos, você precisa, obrigatoriamente, da AFE. Para obtê-la, é necessário se cadastrar no site da Anvisa e seguir as etapas. Outra opção é terceirizar o serviço de transporte, desde que a parceira tenha a AFE.
Posso contratar uma empresa de logística que não possua AFE?
Ao contratar uma empresa de logística para transportar medicamentos ou outros insumos farmacêuticos, você deve solicitar, logo de início, a Autorização de Funcionamento. Se o prestador de serviço não possuir a AFE e mesmo assim você fizer a contratação, saiba que você estará apoiando algo ilegal.
Neste sentido, caso o veículo seja parado em uma blitz ou até mesmo denunciado, você sofrerá as consequências da lei por ter contratado um serviço, mesmo sabendo que a empresa não possuía a AFE.
A AFE, além de uma obrigatoriedade, é uma segurança a mais para quem contrata o serviço e para quem leva os medicamentos e outros insumos similares de um ponto a outr
Comentários