Por que investir em tecnologia no transporte de cargas?
- Natália Oliveira
- 7 de fev. de 2023
- 2 min de leitura

Quando falamos em transporte de cargas, é imprescindível que exista algum tipo de gerenciamento para um maior controle na operação. É justamente por conta disso que foi criado o Sistema de Gerenciamento de Transportes (TMS), uma plataforma de logística online.
Suas principais características são as possibilidades em planejar, executar e garantir todos os trâmites relacionados à documentação e conformidade das cargas. Além disso, a plataforma também consegue trazer mais visibilidade e informação em relação às operações do dia a dia.
Vale lembrar que o TMS também é usado para empresas de grande porte, não apenas para o transporte rodoviário, mas também o aéreo e marítimo.
Radiofrequência e geolocalização
Uma vez que a tecnologia auxilia nos cuidados e gestão do transporte, essa mesma regra deve ser válida para as cargas, não é mesmo? É por conta disso que a radiofrequência é implantada em empresas do ramo logístico, já que possibilita o rastreio da carga mesmo em lugares fechados, como túneis e subsolos.
Além disso, existem chips e antenas que podem ser implantadas nas mercadorias e, assim, enviar sinais de rádio diretamente para a base de operações. Já a geolocalização é responsável por entender quais são os melhores caminhos, no sentido de segurança e, assim, garante a integridade e o valor do serviço ofertado. Todos esses pontos ainda podem ser incrementados com outra possibilidade tecnológica, que auxilia na escolha de rotas.
Roteirização
Este é um importante processo que qualquer negócio logístico precisa ter. Afinal, sistemas de roteirização aumentam em 30% a produtividade e agilidade. Isso acontece porque trata-se de uma estratégia baseada em encontrar as melhores rotas para que a entrega seja feita.
Dessa forma, em todo o trajeto haverá menos possibilidades de percorrer estradas mal pavimentadas, que podem gerar danos ou prejuízos às cargas. Além disso, a roteirização junto com a geolocalização consegue traçar caminhos que tenham menos índices de roubos e furtos, justamente para garantir a segurança do trajeto.
Comments