Por que a transformação digital da logística traz benefícios para a indústria?
- Natália Oliveira
- 31 de jan. de 2023
- 3 min de leitura

A intralogística refere-se aos processos de carga, manuseio e transporte das mercadorias dentro da própria empresa. Tanto entre departamentos diferentes (montagem, empacotamento, armazém ...) como entre diferentes instalações da mesma companhia. E, apesar de parecer simples, a verdade é que muitas vezes requer tantos recursos e é tão complexa quanto a própria logística B2B ou B2C.
Aplicando-a bem, é possível limitar os momentos nos que o produto se encontra entre a carga, o processo de saída de produção e a expedição, reduzindo os prazos de produção, os custos de armazenamento e, inclusive, a velocidade de entrega. Como você pode ver, trata-se de um processo ao qual não costumamos prestar suficiente atenção... Mas que pode ser o mais vantajoso para um negócio.
Como melhora os processos logísticos?
A intralogística representa uma ferramenta de melhoria para todos os processos que envolvem a logística em uma empresa ou negócio. Os avanços tecnológicos a tornam mais complexa e ao mesmo tempo a melhoram. A seguir, apresentamos as vantagens de integrar estes processos à logística de uma empresa.
Planejamento de soluções e organização
Atender de forma otimizada ao planejamento e organização de soluções pode representar uma economia de tempo e recursos importantes. Especialmente se a mercadoria tiver que ser movimentada entre as diferentes instalações da empresa.
Otimização de controles e maquinário
Os controles e o maquinário podem ser otimizados com o objetivo de conseguir um ótimo funcionamento destes. Isto permite diminuir os riscos de acidentes e melhorar a produtividade em geral.
Automação dos processos logísticos
A automação é uma parte crucial e cada vez mais solicitada, já que representa uma melhoria na ergonomia. Implica uma melhoria em todo o processo de transporte, tornando-o mais eficiente e seguro para os trabalhadores.
Gestão de armazéns
Commentaires