Os principais erros do setor logístico!
- Natália Oliveira
- 9 de ago. de 2022
- 2 min de leitura

Da embalagem à entrega são importantes alguns recursos para proporcionar as melhores experiências de compras. Mas, nem sempre é fácil, uma boa logística demanda energia e uma série de fatores. Por falta de experiência e de profissionalização, alguns negócios caem em falhas bem possíveis de serem evitadas. Confira quais são os erros mais comuns cometidos na gestão de logística!
Falta de automação
A automação ajuda a economizar tempo, dinheiro e esforço, deixar de usá-la na logística é abrir brechas no acompanhamento de pedidos e remessas.
Recursos tecnológicos servem para enfrentar e evitar problemas com atrasos, perdas e falhas, permite precisão de dados por meio de monitoramento contínuo de todas as etapas da cadeia de suprimentos, além de facilitar o trabalho em equipe, agilizar e otimizar o fluxo operacional. Sem falar na vantagem competitiva que contribui para o aumento de produtividade. Para construir relações sustentáveis e estáveis com seus compradores, invista e disponibilize tecnologia para seus times.
Má contratação
Um gerenciamento ineficiente pode derrubar suas operações. Geralmente, a falta de conhecimento e competências são os grandes responsáveis por ‘tragédias’ logísticas. Desenvolva seu pessoal, capacite-os e forme bons líderes. Uma empresa com cultura de liderança forte vai longe.
Não acompanhar o mercado
As tendências de mercado existem para serem acompanhadas. Se você não tem o hábito de seguir as novidades da área, é hora de se atentar a isso. Seus concorrentes, parceiros e consumidores acompanham as tendências, pode acreditar. Mantenha-se aberto às inovações em todas as áreas que cercam a logística. Esse é um setor que muda constantemente, quem não acompanha, fica para trás.
Desconhecer os próprios indicadores de desempenho
Para saber como evolui seu próprio negócio, é necessário colher, unir e mensurar os resultados. Bons gestores se preocupam e analisam as métricas de desempenho da empresa e de cada área isolada. Se preocupar com isso apenas quando as coisas não vão bem pode ser tarde demais. As demandas de logística mudam o tempo todo, portanto, sua gestão deve estar ciente das métricas de desempenho e ter algumas respostas na ponta da língua no final de um período específico. A gestão perfeita não existe. E quando se trata de logística, o aperfeiçoamento é constante, nossa área não para de evoluir. Aprenda com os erros, conheça seus concorrentes e tire experiências de todas as oportunidades. Diariamente, o mercado nos apresenta novas chances de desenvolvimento!
Comments