top of page
logo_loggo_site.png

Os principais desafios do transporte de produtos farmacêuticos

  • Foto do escritor: Natália Oliveira
    Natália Oliveira
  • 23 de out. de 2023
  • 3 min de leitura

ree

A logística de produtos farmacêuticos é uma das mais complexas no transporte de cargas. As atividades devem seguir normas definidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que fiscaliza criteriosamente o transporte de medicamentos no país.

Esses materiais precisam de cuidados desde o armazenamento até o transporte, pois, em casos de alterações bruscas de temperatura, por exemplo, o componente da fórmula pode ser alterado, resultando em danos à saúde humana e inviabilizando o consumo.

Para informar quais são esses principais desafios e como gerenciar a logística farmacêutica, de modo a, garantir segurança e eficiência para a sua operação, preparamos este conteúdo. Confira!

As principais etapas da logística farmacêutica

A logística farmacêutica exige algumas condições específicas tanto de armazenamento quanto de transporte. Todos os processos devem ser realizados, baseando-se nas legislações e com o controle da Vigilância Sanitária. Confira quais são as principais etapas da logística farmacêutica:

Gestão de estoque

Essa etapa é primordial, quando se trata da cadeia de suprimentos de uma indústria farmacêutica. Todos os processos, desde o recebimento, separação dos produtos e saída dos medicamentos, devem ser feitos com segurança, para garantir a integridade das mercadorias.

Monitoramento do fluxo da transportadora

É fundamental que o transportador que prestará serviços para as indústrias farmacêuticas, saiba das especificações, sobre o acompanhamento das condições de temperatura, higienização e armazenamento das mercadorias.

É importante ressaltar que estando em posse da mercadoria, as responsabilidades das condições da carga passam a ser da transportadora, devendo ser feito com a assinatura de um termo.


Monitoramento das mercadorias

Monitorar as mercadorias na logística do setor farmacêutico, é necessário para garantir mais precisão aos processos, evitando sinistro e outras ocorrências que possam colocar em risco a operação de transporte.

Logística integrada

Como a logística farmacêutica envolve indústrias, distribuidores, pontos de vendas e transportadoras, recorrer a processos integrados é importante para otimizar os processos, identificar falhas, reduzir riscos e garantir o prazo e a eficiência da operação.

Estudo da logística

Investindo no estudo da logística, você encontrará soluções para quaisquer tipos de controles, no cotidiano da operação. Nesses estudos, devem incluir as despesas com combustível, gestão do estoque e serviço de entrega.

Principais desafios que a logística farmacêutica enfrenta no seu cotidiano, e como gerenciá-los de forma eficiente

Umidade e temperatura no transporte de remédios e fármacos

Os produtos farmacêuticos precisam de cuidados especiais durante o transporte. Qualquer variação de temperatura pode comprometer a eficácia do produto, inviabilizando a sua utilização. Como no caso das vacinas, que aumentaram depois da pandemia.

Se a temperatura ideal da carga não for mantida até a sua chegada ao destino final, todo o lote de medicamentos é desperdiçado.

Por isso, é preciso contar com um eficiente controle de temperatura dos veículos, assim como, com profissionais especializados, para garantir que as propriedades originais dos fármacos não sejam afetadas durante o transporte.


Roubo de carga de medicamentos

Os remédios e fármacos, em geral, somam valores altos de transações. Por isso, é preciso estar atento à segurança da carga para evitar roubos. É importante contar com o serviço de uma gerenciadora de riscos, que monitora a carga 24 horas para caso haja alguma ocorrência, seja possível agir de forma rápida e evitar maiores prejuízos.

Normas no transporte de medicamentos

Além das diretrizes, n.º 6360/76 e n.º 5991/73, o transportador ainda precisa estar atento às RDCs 304/19 e 430/20, responsáveis por normatizar regras, relacionadas ao manuseio, utilização, transporte e armazenagem de medicamentos, bem como, suas respectivas documentações.

Logística reversa na indústria farmacêutica

Ainda não há uma regulamentação relacionada à logística reversa de medicamentos no Brasil, o que poderá mudar nos próximos anos, devido ao aumento do consumo, e a necessidade de um destino adequado para os medicamentos devolvidos.

Por norma, as devoluções acontecem nas farmácias, responsáveis por despachar os produtos recusados para os fabricantes, visando o descarte correto, que geralmente é a incineração.

O desafio da logística reversa na logística farmacêutica é a captação dos produtos, de modo a evitar a contaminação de ambientes e dos próprios profissionais envolvidos.

Além de seguir a legislação, é preciso contar com um sistema de gestão logística, que otimize toda a operação, desde o embarque da mercadoria até o seu destino!

Quando pensar em transporte confiável, pense Loggo! Clique aqui e faça sua cotação agora mesmo!



 
 
 

Comentários


Fale com a gente!

Entraremos em contato com a melhor solução para você.

Obrigado pelo envio!

Registros da Loggo

logo_ANVISA_branco_menor.png
logo_ANTT_branco_menor.png
logo_loggo_site_branca.png

© 2023 por Loggo.

Criado por Dalí.

Contato

Estrada das Ubaias, 540, Sl. 900 Casa Forte Trade Center

Casa Forte, Recife - PE

Funcionamento

Seg - Sex: 8:00 - 18:00

Sábado: 8:00 - 12:00

Atendimento 24h

em todo Brasil.

bottom of page