Os desafios logísticos de um país continental
- medlogne
- 20 de abr. de 2021
- 1 min de leitura
A extensão do território brasileiro e os problemas infraestruturais que não foram solucionados fazem com que a logística seja um dos maiores desafios a serem superados pelo setor produtivo do país.

Os custos logísticos aumentam consideravelmente com as redes de transportes pouco desenvolvidas. De acordo com a consultoria Inter.B. esse custo equivale a 12% do PIB brasileiro, número maior do que apresentado por outros países com território mais extenso que o brasileiro como os EUA (8%), Canadá (8%) e Russia (9,5%).
O Ministério da infraestrutura espera modificar esse cenário ao longo de 2021 com as diversas concessões (portos, aeroportos, ferrovias e rodovias). Ano passado foram mais de 90 obras ligadas ao setor de transporte, incluindo novas estradas. O intuito é alavancar a competitividade e eficiência logística.
O transporte aéreo de cargas tem sido uma solução para abrandar os problemas estruturais da cadeia de transportes terrestres, mas encontra limitações.
Com a pandemia a infraestrutura de transportes ganhou ainda mais relevância pois colocou sobre a mesa novas demandas, cada vez mais complexas de serem atendidas. Vimos os consumidores recorreram ainda mais ao e-commerce, que rapidamente se expandiu e tornou-se uma boia de salvação para as empresas durante a crise. Sistemas de entrega precisaram ser adaptados, ampliados e até criados.
Na luta contra a Covid-19, o transporte de equipamentos, insumos e remédios tem sido uma importante frente de batalha pela vida. E, com a imunização, aumentam os desafios logísticos para distribuir as vacinas a todos os brasileiros.
Conhece a Medlog Transportes? Clica aqui.
Fonte: Exame.com.
Comentarios