O que é o Recibo de Pagamento Autônomo?
- Natália Oliveira

- 9 de mar. de 2022
- 1 min de leitura

Com tantos detalhes para serem levados em consideração, é justamente nessas circunstâncias que o RPA pode ajudar no caso de uma transportadora. Ele simplifica a contabilidade e diminui encargos da sua transportadora, além de ser um documento fácil e prático de ser emitido.
O RPA é um documento emitido pelo contratante no momento em que o mesmo firma algum serviço de um profissional autônomo. O Recibo tem como principal função formalizar os pagamentos realizados durante a prestação do trabalho.
Outra vantagem para as empresas é a possibilidade de contratar um prestador de serviço temporário, não necessitando de maiores preocupações com leis trabalhistas e garantindo ainda valores menores quando comparado a uma contratação fixa. Já para quem está sendo contratado, a vantagem está em primeiro lugar garantir um CNPJ e com ele poder trabalhar de forma legal conseguindo recolher todos os seus impostos.
Quando emitir o Recibo de Pagamento Autônomo?
O contratante precisa emitir o RPA sempre que sua transportadora precisar realizar um frete e ter de contratar um transportador autônomo para isso.
Como calcular o RPA para transportador autônomo
Calcular o RPA significa estabelecer os valores dos impostos que precisarão de recolhimento pelo prestador de serviços. Esse cálculo precisa ser feito de forma correta para garantir que não só a sua empresa esteja em dia com as obrigações fiscais, como também que o contratado possa recolher corretamente os tributos que lhes cabem.
Não existe um valor ou porcentagem fixa para o cálculo, uma vez que a tributação varia. Assim, pode ser um cálculo complexo a ser feito e requer um bom conhecimento das leis vigentes, bem como muita atenção aos detalhes em todo o processo de execução.




Comentários