O que é Logística Híbrida?
- Natália Oliveira

- 1 de jun. de 2022
- 1 min de leitura

O transporte de um ponto a outro é muito mais que apenas movimentar produtos, pois inclui manuseio de materiais, embalagem, controle de inventário e segurança. O objetivo de fazer isto de forma eficiente levou ao surgimento de estratégias como a logística híbrida.
Luis Aníbal Mora definiu, em seu livro Logística do transporte e distribuição de carga, publicado em 2014, o conceito de logística híbrida da seguinte maneira: “Os sistemas híbridos consistem em adotar sistemas de distribuição de múltiplos canais para chegar a um ou mais clientes”.
Embora pareça um tipo de transporte multimodal, a logística híbrida consiste na parceria entre duas companhias para conseguir uma logística dinâmica, sem interrupções e com a mesma filosofia que se estende para seus colaboradores e seus sistemas tecnológicos.
Os objetivos da logística híbrida são os seguintes:
Formar uma comunidade de distribuidores através de acordos e parcerias.
Satisfazer as necessidades tanto dos produtores como dos revendedores.
Incluir a participação de intermediários para serviços complementares.
A logística híbrida elimina passos desnecessários que poderiam significar gastos operacionais adicionais. As lojas, instalações, depósitos, hangares, redes, sistemas e pessoal sincronizam suas funções dentro da cadeia de suprimentos. Graças a que cada parte é informada do que está acontecendo com antecedência, os pacotes podem ser rastreados em tempo real e as interrupções, como tráfego e falhas de processo, são mais bem administradas.
Desta maneira, o cliente pode ter a confiança de que seu fornecedor logístico vai se encarregar de todos os procedimentos, incluindo a gestão de envios e a seleção de meios e rotas de transporte.




Comentários