O que é Compliance?
- Natália Oliveira
- 11 de abr. de 2023
- 2 min de leitura

Apesar do termo parecer complicado, ele é muito simples de entender. Compliance vem do verbo em inglês to comply, que significa estar de acordo com o que determinam as leis, padrões éticos, regulamentos internos e externos.
O objetivo das políticas de compliance é assegurar um bom desempenho organizacional e, principalmente, minimizar riscos, evitar problemas e garantir o funcionamento adequado das operações de uma empresa.
Portanto, é muito importante que os responsáveis pela execução das atividades de transporte, por exemplo, conheçam bem os protocolos internos e externos, as leis e os padrões éticos defendidos pela empresa, uma vez que isso protegerá a empresa e, simultaneamente, assegurará o bom andamento das atividades dessa área.
QUAL A FUNÇÃO DO COMPLIANCE?
Todo programa de compliance tem cinco áreas de atuação, possuindo cinco objetivos. Em primeiro lugar políticas de compliance ajudam as empresas a identificarem problemas, uma vez que o cumprimento das normas envolve revisar em detalhes uma operação, ou seja, se algo não estiver em conformidade com os padrões legais, será detectado.
Assim, ao averiguar o que está fora do padrão, às empresas podem agir preventivamente, sendo este o segundo objetivo. Ao descobrir irregularidades, as organizações poderão controlar suas consequências e impedir que problemas maiores aconteçam.
Em terceiro lugar, um aspecto muito importante é o monitoramento, isto é, após descobrir falhas e corrigi-las, é muito importante acompanhar o desenvolvimento das atividades para garantir que os resultados esperados sejam atingidos, assim contribuindo com o desempenho empresarial.
Em quarto lugar é interessante ter conhecimento a respeito das normas, leis e regulamentos, pois, imprevistos podem acontecer, mesmo com ações preventivas. Sendo assim, estar preparado para resolver eventualidades é muito importante para a dinâmica operacional de qualquer empresa.
Por último é importante que haja unidade por parte dos colaboradores da empresa, no sentido de desenvolverem as mesmas práticas e caminharem juntos, objetivando tornar o ambiente de trabalho seguro, estável e eficiente.
QUAIS AS VANTAGENS DE UM PROGRAMA DE COMPLIANCE?
Um programa bem conduzido de compliance protegerá a empresa de muitos problemas evitáveis, promoverá segurança jurídica para fornecedores e parceiros de negócio, além de viabilizar um ótimo desempenho interno.
Além disso, a empresa poderá colher benefícios junto ao mercado, uma vez que seu ambiente será mais estável e sua credibilidade aumentará. Isso poderá tornar a organização mais atraente para investidores, novos colaboradores e para o desenvolvimento profissional e pessoal de toda a equipe.
É recomendável que se unifique os valores e o que a empresa espera de seus colaboradores através da elaboração de um código de conduta que apresente comportamentos específicos das tarefas e a condução de processos. Conduzir treinamentos nesse sentido, além de auditorias, pode fortalecer o programa de compliance.
Comentários