O que é contagem cíclica?
- Natália Oliveira
- 25 de mai. de 2022
- 1 min de leitura

A contagem cíclica ou rotativa representa, uma excelente alternativa aos inventários físicos anuais. Essa técnica de contagem é baseada em contagens periódicas de grupos de referências (no lugar de um único inventário anual), que fornece uma visão mais precisa e consistente do inventário total, e que ao mesmo tempo reduz as interrupções e os custos de administração de inventário.
Contagem contínua e cíclica
Uma contagem cíclica envolve, é claro, registrar os produtos em um ciclo no qual eles serão contados em intervalos regulares. No entanto, diferentemente de um inventário anual que envolve parar tudo o que você está fazendo para contar cada produto por vez, a contagem cíclica divide o inventário em partes manejáveis que podem ser feitas a cada dia, semana e mês e, quando concluída, um novo ciclo começa.
Contagem escalável
Logicamente, os inventários físicos anuais tornam-se mais difíceis de gerenciar à medida que o negócio se expande, e pausar as operações para realizar a contagem não é uma opção rentável, por isso muitas empresas contratam ajuda adicional apenas para isso. Mas se dividirmos em ciclos menores e manejáveis, a empresa poderá expandir em seu próprio ritmo sem estagnar ou entrar em crise na hora de fazer o inventário.
Outras vantagens em comparação com a contagem anual ou semestral
Em comparação com as outras opções, a contagem cíclica também tem as vantagens de reduzir o risco de falta de estoque, garantir um melhor conhecimento das referências armazenadas, agilizar a detecção e retirada de itens defeituosos oudanificados e facilitar a detecção de erros e desencontros entre o sistema ERP e o sistema de gestão do armazém real.
Comentários