O papel fundamental do analista de logística de transportes
- Natália Oliveira

- 3 de mar. de 2022
- 2 min de leitura

Toda empresa que busca crescimento contínuo precisa estar atenta ao cenário em que atua. No setor logístico, isso significa avaliar e implantar boas práticas, atuar para a melhoria contínua e entender a fundo os processos de distribuição para mitigar impactos negativos na relação com o cliente.
O analista de logística de transportes tem um papel essencial. Ele é um profissional de extrema importância para empresas que buscam um processo transparente e eficiente de distribuição.
Esse profissional, é peça-chave para o bom funcionamento da empresa. Sua atuação não impacta apenas no setor logístico, mas em toda a empresa. Quando falamos de logística primária, por exemplo, é este profissional que garante o abastecimento da indústria, ajustando a rotina de fretes para garantir a entrega de insumos dentro do período necessário.
Tornar-se um bom analista de transporte exige estudo e técnica. E mais: este profissional precisa estar atento às novas práticas do mercado e inovações que possam auxiliar a empresa a performar.
Por isso, além de ter papel estratégico, o analista de logística de transportes deve ter um perfil proativo, ser analítico e aberto a desafios.
E a automação?
É fato que o volume de dados, ações e tarefas diárias da logística das empresas só tendem a aumentar. Quanto mais vendas forem realizadas e mais clientes conquistados, mais produtos precisarão ser distribuídos.
Fundamental salientar ainda, que o crescimento das vendas não pode ser proporcional ao das despesas e ter uma equipe enxuta, mas eficiente, é o objetivo de qualquer negócio. Dito isso, fica claro que sua equipe de logística não vai crescer na mesma proporção que o volume de trabalho – que deixa muito evidente a importância da automação na logística.
Este profissional tem um papel estratégico para os negócios. Portanto, como o próprio nome do cargo diz, ele precisa analisar, visualizar com nitidez os cenários para tomar as melhores decisões.
E é a partir daí que conseguirá criar fluxos de trabalho mais rápidos e eficientes, contratar fornecedores mais qualificados, ajustar e otimizar rotas e reduzir custos no processo de auditoria de fretes.
Para isso, o analista deve ter em mãos dados consolidados e atualizados e contar com soluções de gestão logística que reduzam o trabalho operacional.




Comentários