O papel da consultoria na logística
- Natália Oliveira
- 14 de mar. de 2023
- 3 min de leitura

Contar com serviços de consultoria em logística é uma decisão estratégica na empresa que cumpre a função de fazer com que se diferencie competitivamente falando. Graças a esta consultoria a empresa adquire conhecimentos, experiências e habilidades para tomar melhores decisões e alcançar eficientemente as metas na cadeia de suprimentos.
A consultoria é uma relação de uma empresa e um especialista em logística com o fim de alcançar objetivos organizacionais e desenvolver competências profissionais por meio da incorporação de novos conhecimentos, perspectivas, valores, habilidades e know how, com o que se pode conseguir:
Redução de custos logísticos com maiores níveis de serviço ao cliente
Entendimento das técnicas e metodologias de gestão atuais
Busca por soluções tecnológicas aplicáveis em toda a cadeia de suprimento
Aumento da produtividade e da lealdade do cliente
Aumento da cobertura ou presença de pontos de venda e distribuição
Transformação da cadeia de suprimento em uma vantagem competitiva
Enfrentamento de desafios logísticos com maior segurança
Melhores negociações com fornecedores e clientes
Redução do capital investido e do fluxo de fundos em atividades que não agreguem valor
Aprendizagem sobre como agir diante de crises ou riscos que poderiam surgir em algum processo
Desenvolvimento de competências e habilidades (liderança, flexibilidade, colaboração e autogestão)
Geralmente, o consultor é uma pessoa ou companhia que conhece muito bem o entorno e está há vários anos na indústria. Apesar de não tomar decisões, sim assessora a companhia para que considere diferentes aspectos e percepções, como o rendimento da produção, os processos logísticos e os comportamentos de compra, garantindo assim que se está tirando o maior potencial de crescimento e sustentabilidade.
Áreas de atuação
O consultor ou a companhia consultora pode se concentrar em diferentes processos logísticos:
Compras: estratégias de aquisição de componentes, insumos ou mercadorias que respondam às necessidades de produção e qualidade de entrega levando em conta preços e condições de pagamento, além de sistemas de controle que permitam controlar o processo.
Inventário: estratégias para satisfazer as demandas variáveis e evitar falta ou acumulação de inventário que possa gerar outros custos, como o armazenamento.
Armazenamento: estratégias para melhorar o espaço físico e a manipulação e segurança da mercadoria, o que melhora a previsão da demanda e evita problemas com os suprimentos internos e externos.
Transporte e distribuição: estratégias de planejamento de rotas, acondicionamento de veículos, logística inversa e definição de modalidades de carga (completa ou consolidada).
Produção: estratégias relacionadas com o abastecimento e reposição de mercadorias e matéria prima e sua integração à cadeia de suprimento depois de sua fabricação.
Planejamento de estrutura: reorganização logística global, ou seja, ver os processos como um todo, independentemente do número de empresas que intervenham.
Definição estratégica: análise de processos, desenho de modelos logísticos, controle de qualidade e escolha de sistemas tecnológicos.
Auditoria logística: revisão e implementação de modelos de rastreabilidade industrial.
Reengenharia de processos: estabelecimento de processos e projetos tecnológicos e de automatização de operações.
Administração da mudança: gerenciar os aspectos relacionados com as pessoas e a organização.
Construção logística: desenho de espaços e desenho de ferramentas.
Etapas em uma consultoria logística
A consultoria ajuda os diretores da área de logística a romper paradigmas, enfrentar situações e fatores que não tinham sido considerados. Complementa os métodos, procedimentos e metodologias utilizadas e é um excelente apoio nos processos de mudança cultural. Acontece em quatro etapas:
Etapa de diagnóstico: análise para identificar as expectativas e problemáticas da companhia. Através de análises de processos se conhecem, constroem e fortalecem as vantagens competitivas em relação a custos, velocidade, qualidade e manutenção. Da mesma forma, através da análise de distribuição e layouts se melhora a integração das áreas operativas e funcionais e as instalações desde um ponto logístico.
Etapa de definição: determinação de metas e objetivos logísticos, assim como as competências, pontos fortes e pontos fracos dos colaboradores.
Etapa de intervenção: se buscam e propõem soluções e planos de ação dentro e fora da empresa em função das metas logísticas e objetivos estratégicos.
Etapa de seguimento: consiste na constante avaliação e supervisão do desempenho.