Impactos da pandemia no setor de transportes e logística
- Natália Oliveira

- 18 de mai. de 2022
- 2 min de leitura

A pandemia do novo coronavírus trouxe mudanças em vários setores, e no de transportes e logística não foi diferente. Continue lendo e confira quais impactos e desafios essa área precisou passar por conta do vírus.
Atendimento
Antes da pandemia, as pessoas eram acostumadas a entrar em contato com as empresas presencialmente ou pela internet, mas muito ainda era feito de forma física. A partir de então, houve a recomendação de as pessoas ficarem em casa, e as compras online dispararam.
Segundo dados do Portal E-commerce, o aumento nas vendas virtuais foi de 50% durante os primeiros meses da pandemia. Com isso, o setor de transporte e logística também mudou consideravelmente, portanto o atendimento não pode ser mais o mesmo.
Foi necessário implementar formas de atender melhor o cliente, e muitas empresas se forçaram a criar múltiplos canais de atendimento aos clientes e fornecedores. E mais: muitas delas fizeram isso com regime home office, para evitar aglomerações em seus locais físicos.
Ferramentas tiveram que ser aprimoradas
Por conta desse aumento considerável nas vendas, também foi necessário aprimorar as ferramentas de gestão e controle da frota. Isso porque tornou-se imprescindível ter mais visibilidade sobre as operações.
Muitas pessoas não tinham como fazer home office, devido às características do seu trabalho, mas a jornada foi escalonada ou reduzida, então a comunicação e o controle das informações podem ter sofrido mudanças importantes nas empresas de transporte e logística que não tinham processos aprimorados.
Compras online
A pandemia do novo coronavírus está dando sinais de que seu fim está próximo, porém os impactos no setor de transportes e logística mostraram uma face que veio para ficar. Isto é, mesmo com o fim da pandemia, a situação atual não tende a mudar no quesito vendas online.
Muitas pessoas, antes da pandemia, se sentiam receosas de fazer compras virtuais, principalmente porque era muito cômodo ir ao comércio local realizar seus pedidos e já os levar para casa. Contudo, com a recomendação de ficar em casa, essas pessoas experimentaram a internet para comprar e gostaram, se tornando adeptas das compras online.




Comentários