Gestão logística e tecnologia: ferramentas que otimizam a operação
- Natália Oliveira

- 18 de abr. de 2023
- 3 min de leitura

A gestão logística e tecnologia se tornam grandes parceiras quando atuam juntas em todas as etapas de uma operação.
Desde o armazenamento, embalagem, manuseio, transporte e entrega, diversas ferramentas podem ser implementadas e melhorar a produtividade do setor.
Os impactos serão diretos na redução de custos do negócio, agilidade nos processos e integração de áreas.
Com tudo isso funcionando perfeitamente, consequentemente os níveis de satisfação do seu cliente final aumentarão, pois não haverá atrasos nas entregas e nem mesmo danos na mercadoria
Gestão logística e tecnologia: ferramentas que tornam tudo mais prático
1. Software de gerenciamento de estoque
Informações sobre armazenamento de itens do estoque são fundamentais para todo o restante do processo logístico de distribuição.
Com todas as informações sobre o estoque, fica mais fácil fazer o planejamento com antecedência dos picos de vendas, como na Black Friday.
Além disso, é possível extrair informações importantes, que façam com que decisões assertivas sejam tomadas com base em dados.
Por exemplo, se você notar que no estoque há um determinado produto que está encalhado, então provavelmente sua venda e produção já não valham mais a pena.
2. CRM (Customer Relationship Management)
O Customer relationship management (Gestão de relacionamento com o cliente, em tradução) é uma ferramenta essencial para medir a satisfação dos clientes.
Desta forma, a ferramenta de CRM permite que as informações da empresa sobre o cliente sejam capturadas e armazenadas em um banco de dados.
Com os resultados apresentados por esse banco de dados, você pode melhorar a relação com seu cliente em pontos como:
Atender expectativas de clientes;
Antecipar demandas dos consumidores;
Personalizar sua interação com seu público.
3. Softwares de rastreamento
Os recursos tecnológicos atuais nos permitem monitorar todo o percurso das cargas, independentemente de onde elas estejam.
E isso acontece graças aos softwares de rastreamento, capazes de localizar cada avanço que um veículo dá com a carga.
São inúmeros os benefícios dessa função que nos informa em tempo real onde estão os produtos a serem entregues.
Externamente, o principal benefício diz respeito à transparência com os clientes, enquanto internamente, ele ajuda na otimização e organização da logística.
4. ERP (Enterprise Resource Planning)
O ERP (Planejamento de Recursos Empresariais, em tradução) é um sistema tecnológico que integra informações de diversos departamentos e fornecedores de uma organização.
Assim, essa união da tecnologia e logística permite que se registre e gerencie em um só lugar itens como:
Informações de recursos humanos;
Inventários e pedidos;
Dados sobre contabilidade;
Informações sobre o CRM.
Com essa ferramenta, é possível que todos os colaboradores fiquem na mesma página em relação à informações do negócio, desde um time de marketing até o de logística.
5. TMS (Transportation Management System)
O TMS (Sistema de Gerenciamento de Transporte, em tradução) faz a gestão logística e tecnologia andam juntas por se tratar de um software de gestão de veículos.
Ele atua como uma plataforma em que você pode otimizar e gerenciar toda operação diária de uma frota.
Seu reflexo é direto nos processos de distribuição de cargas, aumentando sua qualidade e produtividade.
Além disso, ele torna mais fácil a troca de informações entre áreas de uma organização e permite que documentos como NFS-e e CT-e sejam emitidos com mais agilidade.
6. WMS (Warehouse management System)
O WMS (Sistema de gestão de armazém, em tradução), possibilita que se faça o controle e administração dos produtos no armazém, desde sua entrada no depósito e durante todo período que ficar ali.
As ferramentas mais atuais de WMS permitem que todo esse gerenciamento seja feito em tempo real, para que qualquer movimentação seja notificada imediatamente.
Com seu uso, a precisão do estoque se torna melhor e os erros na coleta e envio de mercadorias diminuem, refletindo positivamente no atendimento ao cliente.




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