Escassez de contêineres e alto custo de frete marítimo causa preocupação aos importadores.
- 20 de ago. de 2021
- 2 min de leitura
A falta de contêineres e os altos valores praticados no frete marítimo atualmente, estão trazendo grande preocupação, principalmente para as empresas que dependem diretamente de matéria-prima importada para manter sua linha de produção em pleno funcionamento.
Para se ter uma ideia, no mesmo período de 2020, o frete de um contêiner transportado da China, com origem de Xangai para o Porto de Paranaguá tinha o custo médio pouco acima de US$ 500. Atualmente, esse custo médio subiu muito, chegando em US$ 9 mil.

O preço do frete marítimo hoje atinge níveis recordes, e em diversas situações pode chegar a inviabilizar a importação de determinados produtos.
Falta histórica de equipamentos.
Com relação à da falta de contêineres, pode-se dizer que jamais ocorreu em toda a história uma falta tão grande desses equipamentos, isso se dá acima de tudo pela interrupção de algumas rotas, o que acaba gerando uma desorganização no processo logístico mundial. E temos ainda a alta demanda de transporte de medicamentos, equipamentos e outros itens de uso hospitalar, que impediram a volta à normalidade, já que muitos contêineres acabam não retornando mais para o Brasil.
Temos que mencionar ainda o aquecimento da economia nos Estados Unidos, que faz com que a maioria dos contêineres sigam direto para aquele País.
Além da alta dos preços, os atrasos e as mudança nas escalas de muitos navios não dão a possibilidade um melhor planejamento da produção do país, e isso cria um impacto direto no valor final dos produtos, e isso tanto nos importados quanto nos exportados, visto que muitas vezes os produtos estão à espera do embarque, mas acabam levando as vezes de três a quatro semanas para encontrar contêineres e espaço em navio para embarcar a mercadoria.
Os custos dos fretes aumentam mensalmente, porém normalmente os orçamentos têm validade de apenas dois a três dias, o que traz ainda mais dificuldade para a programação e agendamento dos embarques.
Para ter certeza de que está fazendo um bom negócio é essencial contar com um agente de cargas que consiga oferecer boas tarifas e rotas, garantindo a competitividade do valor final das mercadorias importadas.
Fonte: uol economia




Comentários