Controle logístico: o que é e como funciona?
- Natália Oliveira
- 21 de jun. de 2022
- 2 min de leitura

O controle logístico é o acompanhamento dos processos de trabalho de todos os agentes envolvidos no abastecimento de empresas e na distribuição de mercadorias. No caso das transportadoras, essa atividade envolve: o monitoramento do andamento da entrega; o rastreamento da frota; o acompanhamento do fluxo de mercadorias; a programação das entregas; e a gestão das mercadorias armazenadas.
Essa visibilidade sobre o andamento das entregas faz com que a empresa seja capaz de atender os clientes com agilidade e proporciona maior flexibilidade para solucionar problemas.
Além disso, essa rotina está relacionada à apuração dos resultados por meio de indicadores de desempenho. Ao utilizar esse recurso, o gestor dispõe de informações confiáveis para tomar decisões e traçar estratégias para o negócio.
Assim, a análise de indicadores também representa uma ferramenta para identificar gargalos e otimizar os resultados da operação.
Quais são as vantagens do controle logístico?
Promove a redução de custos
Os custos da operação logística estão entre os mais elevados do mercado. A manutenção da frota, o abastecimento dos veículos e a contratação de motoristas são os fatores que consomem boa parte das receitas. Por isso, é natural que haja um foco na redução de custos.
No entanto, é preciso fazer uma diferenciação importante. Controlar os custos não deve ser um objetivo alcançado a partir da redução da qualidade. Estamos falando de uma economia real, que surge a partir do aprimoramento de processos e da eliminação de gastos desnecessários.
Reduz a incidência de erros
Você já parou para imaginar qual seria o impacto de uma decisão tomada sem o devido cuidado? Esse é um cenário bastante comum, no qual o gestor se baseia em sua experiência e percepções pessoais para guiar o negócio.
Contudo, as empresas estão passando por uma era voltada para a gestão de dados e informações sobre o comportamento do mercado. Isso quer dizer que esse modelo de controle é muito valorizado, pois ajuda a identificar tendências e antecipar demandas.
Aumenta a competitividade
Em um setor altamente competitivo, faz sentido que as transportadoras busquem formas de se diferenciar da concorrência para conquistar novos clientes e construir uma reputação de confiança.
Um dos aspectos que mais afeta a experiência de compra dos clientes é o prazo de entrega. Portanto, é importante diversificar esse serviço com opções de oferta de entrega expressa, no mesmo dia, e o envio programado. Isso garante maior flexibilidade e modalidades de remessa compatíveis com as necessidades dos compradores.
Torna o setor mais produtivo
Fazer mais com menos recursos é um objetivo de muitas empresas, o qual pode ser alcançado por meio de tecnologias voltadas para a otimização de processos.
Programas de roteirização, por exemplo, são conhecidos por sua capacidade de criar rotas mais ágeis. Como resultado desse planejamento, é possível realizar mais entregas no mesmo período e atender mais clientes.
コメント