Como evitar danos às cargas durante o transporte?
- Natália Oliveira

- 2 de fev. de 2022
- 1 min de leitura

As operações logísticas podem envolver alguns riscos, como acidentes, erros operacionais, extravios e danos às cargas. Essas situações fazem parte da rotina da gestão de transporte.
Por isso, é importante que as empresas adotem medidas que evitem ou minimizem essas situações, que prejudicam sua imagem e causam prejuízos a si mesmas e aos clientes, além de gerarem muitos transtornos.
Embalagem Correta
Durante o transporte podem existir atritos entre as mercadorias no baú dos caminhões, devido a movimentação natural dos veículos e potencializada pela péssima qualidade das estradas brasileiras.
Se as cargas forem danificadas, muitos prejuízos podem aparecer nas finanças de uma empresa. Para minimizar essa realidade, é muito importante que a organização encarregada de transportar as mercadorias, invista em embalagens adequadas.
Embalagens adequadas são aquelas que acondicionam as mercadorias corretamente, sem folgas e espaços vazios em seu interior, além de serem práticas para abrir, quando entregues aos clientes.
Além do mais, é importante se atentar ao material da embalagem que pode ser de papelão ou plástico, além do seu tamanho. A escolha varia em relação aos itens que serão transportados e ao custo da operação.
Capacitação da equipe
Além disso, é importante treinar sua equipe, para que manuseiem corretamente as cargas e saibam embarcá-las e acomodá-las com segurança. Tudo isso contribuirá diretamente para a redução de falhas operacionais.
Manutenções dos veículos
É importante também que as manutenções dos veículos sejam realizadas dentro do prazo e, até mesmo, antecipadas, principalmente, em componentes de suspensão, freios e pneus, que produzem maior segurança nas entregas e estabilidade.




Comentários