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Como conquistar novos clientes pode levar sua transportadora à falência!

  • Foto do escritor: Natália Oliveira
    Natália Oliveira
  • 23 de ago. de 2022
  • 2 min de leitura


Diariamente, pequenas e grandes transportadoras focam na conquista de novos clientes como forma aumentar seus lucros e consequentemente crescerem neste setor. Mas será que este é realmente o melhor caminho para aumentar a lucratividade da empresa?


Economia de Serviços

Como conquistar novos clientes pode levar sua transportadora à falência!



Quem já atua no segmento de transporte de cargas ou está ingressando neste setor, sabe que para iniciar as operações é necessário realizar investimentos na contratação e treinamento de equipe, compra de ativos, aquisição de sistemas de gestão de transporte, entre outros.


Para conquistar novos clientes também não é diferente, já que é necessário investir no setor comercial (marketing, publicidades, entre outros) e no setor operacional para adaptar seu atendimento às necessidades dos clientes. Mas como todo investimento, é preciso de tempo para que o capital seja recuperado e as operações passem a dar lucros.


Desta forma, sempre que a empresa buscar um novo cliente, passará por um período sem lucratividade, ou seja, irá atuar somente para pagar o investimento da conquista de novos consumidores.


O segredo da lucratividade


Sendo assim, o segredo é simplesmente reter os clientes que já possui, afinal, uma transportadora obtém bons lucros quando passa a focar na Gestão de Relacionamento com o cliente, a ponto que estes passem à adquirir mais serviços e encorajem outros consumidores a fazerem negócios com a empresa. Deste modo, os clientes de longa data tornam-se parte do marketing da empresa, aumentando seus próprios consumos e fornecendo recomendações.


Reter para lucrar


Além de economizar com custos de aquisição de clientes, a retenção traz diversos fatores que fazem com que um cliente antigo proporcione maior rentabilidade. Alguns motivos são:

  • Um cliente fiel possui alta satisfação e confiança na empresa e desta forma, promove o marketing gratuito para a transportadora;

  • Clientes antigos ampliam seus relacionamentos e adquirem mais serviços ao longo do tempo por confiarem cada vez mais na empresa;

  • Clientes de longa data se tornam mais experientes, e além das margens de compras aumentarem, eles passam a exigir menos esforços da transportadora, que por sua vez reduzirá custos operacionais;

  • As transportadoras passam a entender melhor seus clientes ao longo do tempo e com isso, podem prestar serviços de maneira mais assertiva e vender mais;

  • Manter um cliente possui um custo relativamente fixo, ou seja, os gastos para manter clientes reduzem percentualmente em relação ao faturamento da empresa.

Conclusão


Em meio a um mercado competitivo, muitos empresários acabam se preocupando em conquistar novos clientes para aumentar sua lucratividade. Porém, quando existem grandes investimentos somente na conquista de clientes, a qualidade do serviço prestado tende a cair e neste caso, os clientes acabam abandonando a empresa.



 
 
 

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