Como aumentar a eficiência da distribuição de produtos?
- Natália Oliveira
- 5 de set. de 2023
- 2 min de leitura

A distribuição de produtos é uma das etapas da logística que traz mais desafios para quem opta por empreender neste ramo. Todo o processo desde a saída da mercadoria da fábrica até a chegada no centro de distribuição, e deste para os PDVs ou diretamente para os consumidores finais pode ocorrer dentro do esperado, mas é nos minutos finais que o imprevisto costuma bater à porta das empresas.
Entregas em atraso e mercadorias danificadas são reclamações frequentes de quem precisa contar com o serviço de distribuição de produtos. Do outro lado, para manter a reputação no mercado, é preciso que questões como essas sejam resolvidas o mais rápido possível.
Mas, como fazer isso? Como é possível tornar a distribuição de produtos mais eficiente sem aumentar os custos da operação? Leia e confira!
3 desafios comuns que afetam a distribuição de produtos
Nem sempre a distribuição de produtos sai como esperado. Como você sabe, a etapa final do processo pode acabar comprometendo toda a operação. Para que isso não aconteça, vamos conhecer os três desafios mais comuns neste setor e o que fazer para resolvê-los.
Atraso na distribuição de produtos
O atraso na distribuição de produtos afeta de forma direta a experiência que o cliente tem com o seu serviço. Afinal, o consumidor compra produtos na internet, mas espera uma entrega confiável dentro do tempo estipulado. Quando isso não acontece, os sites de reclamação ganham muitos novos adeptos.
Para que isso não aconteça e você consiga cumprir com os prazos estipulados, você precisa ter mais veículos e pessoas para fazer as entregas. Como isso demanda um alto investimento, você pode contratar uma empresa de transporte para ajudar você a fazer isso.
Mercadorias danificadas
Este é outro grande desafio da distribuição de produtos. A falta de mão de obra qualificada, algo recorrente nos dias atuais, acaba afetando diretamente a qualidade do serviço oferecido.
Além de uma frota maior, é preciso contar com pessoas que saibam manipular as mercadorias para evitar que elas sejam danificadas no processo de distribuição. Neste ramo, sempre é possível melhorar o processo de entrega dos produtos.
Altos custos operacionais
Os altos custos do processo de distribuição de produtos também acabam afetando quem trabalha no ramo. Com poucos recursos para investir, a única saída acaba sendo cobrar mais do consumidor que já vem sofrendo com a má qualidade do serviço.
O que para muitos é visto como única saída pode acabar levando a empresa de logística à falência, uma vez que já foi o tempo em que os consumidores não conhecem seus direitos e aceitavam serviços caros e de má qualidade.
Comentários