Carga consolidada e completa: conheça as vantagens de cada uma!
- Natália Oliveira
- 18 de out. de 2022
- 2 min de leitura

Quando se trata de levar mercadoria para um destino da maneira mais rápida e pelo menor custo possível, resulta essencial desenhar uma estratégia de cargas que aumente a produtividade, reduza gastos e agilize os envios.
Antes de escolher o método de envio - carga consolidada ou carga completa - para fazer os produtos chegarem aos seus clientes, as companhias devem considerar fatores como a origem, o destino, a disponibilidade, as características próprias do produto (tamanho, forma, peso, fragilidade), o orçamento, a urgência de entrega e se necessita de condições especiais (temperatura, umidade).
Carga consolidada ou LTL
A carga consolidada ou less than truck (LTL) é um tipo de carga que combina envios de várias companhias, que compartilham o espaço e os custos do transporte segundo sua mercadoria. Ao realizar diferentes entregas dentro de uma só rota, as unidades param várias vezes para descarregar todo seu conteúdo. É ideal para pequenas e médias empresas com envios de aproximadamente 45 quilogramas até 5 toneladas e meia, de um a seis pallets.
O envio do tipo LTL também é conhecido como carga parcial de caminhões, que depende do volume da carga e do peso médio. Geralmente as companhias de envio combinam cargas parciais para criar um caminhão de carga completo: ou seja, oferecem o serviço de carga consolidação (LTL).
A consolidação de fretes combina os envios de pacotes e LTL para economizar tempo e dinheiro, sempre que os fretes forem para o mesmo destino.
Principais vantagens:
Mais econômico em envios recorrentes.
Permite ter acesso a novos mercados ao poder enviar amostras de produtos.
Reduz tempos em processos de abastecimento e produção graças a que se conta com os insumos desde antes.
Reduz o inventário de mercadorias de movimento lento e gastos de armazenagem.
Em alguns países, os trâmites aduaneiros são mais ágeis já que são realizados apenas na origem e no destino, não na fronteira.
Maximiza os lucros ao preencher o espaço não utilizado nos reboques e contêineres de envio.
Através da consolidação das cargas se necessitam menos controladores.
Atende as necessidades de um maior número de fabricantes.
Pode proporcionar preços com desconto para entidades com envios LTL consistentes.
Carga completa ou FTL
A carga completa ou full truck load (FTL) é um tipo de carga que apenas contém mercadorias de uma companhia. Esta opção é perfeita quando se deseja enviar de 10 a 24 pallets (de 4 toneladas e meia a 20 toneladas), produtos delicados, de alto risco ou urgentes. A mercadoria que viaja em transportes de carga completa tem menos probabilidade de sofrer danos porque não há paradas e apenas poucos pontos de contato, razão pela qual o seguro costuma ser menos caro.
Principais vantagens:
Menor probabilidade de danos nos produtos, pois a mercadoria apenas é manipulada em sua carga e descarga.
Mais rápido pois não há transbordos.
Maior capacidade de carga.
Uso exclusivo da unidade.
Mais efetivo para envios grandes.
Não sujeito às necessidades de outros transportadores que "compartilham" o veículo.
O envio nunca deixa seu veículo desde a origem até o destino, o que mantém os envios seguros.
Algumas vezes é difícil decidir que tipo de transporte é o adequado; no entanto, existem plataformas de transporte ou transportation management systems (TMS) que ajudam a planejar e programar tanto cargas completas quanto consolidadas, de acordo com a demanda. Inclusive há alguns TMS baseados na nuvem que permitem combinar diferentes remetentes, os quais podem comparar custos, capacidades e seguros em tempo real.
Comments