Averbação de carga: o que é?
- Natália Oliveira

- 3 de dez. de 2021
- 1 min de leitura

A averbação de carga é o ato da transportadora comunicar à seguradora quais produtos serão transportados no frete e as demais informações da operação, para que o seguro de carga seja autorizado.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) determina que toda mercadoria circulando em solo brasileiro precisa estar assegurada. A intenção é certificar que o condutor, o veículo, a transportadora e os bens do embarcador estejam acobertados se houver um incidente nas estradas.
Para isso acontecer, uma das etapas a serem cumpridas é que a empresa responsável pela prestação desse serviço de transporte forneça os dados à seguradora sobre os itens transportados.
Como averbar carga?
Averbação manual
A averbação manual é feita quando a transportadora repassa os dados de cada carga para a seguradora manualmente, seja usando arquivos de texto, formulários ou até mesmo planilhas.
Ainda existem circunstâncias onde é necessário contatar o seguro para confirmar o valor dos prêmios. Levando esses pontos em consideração, o tempo para fazer todo esse processo manual costuma ser muito maior e isso impacta na produtividade da transportadora, assim como nos custos operacionais.
Averbação eletrônica
Já a averbação eletrônica, é bem mais rápida, já que os dados do CTe podem ser enviados automaticamente para a seguradora através de sistemas para transportadoras.
Essa forma de averbar as mercadorias é mais segura para as transportadoras, pois ao inserir os dados no software, em poucos segundos ele gera um arquivo com informações sobre todos os fretes e os envia instantaneamente para a empresa seguradora.




Comentários