Altos custos Logísticos? Como resolver?
- Natália Oliveira

- 23 de mar. de 2022
- 2 min de leitura

A logística é um dos setores mais complexos e custosos de uma empresa. Principalmente quando o produto exige peculiaridades de transporte, como é o caso de alimentos e medicamentos. Além dos custos para o desempenho do processo logístico, é nessa fase em que os produtos estão mais suscetíveis a roubo, o que pode custar muito à uma companhia.
Lidar com altos custos logísticos é um grande desafio dos gestores de logística. Está sob sua responsabilidade conhecer os principais, controlar e buscar redução dos custos de transporte e armazenamento.
3 pontos que precisam ser analisados ao cortar custos de logística
Nenhuma empresa deseja passar por um momento financeiro complicado, mas ele é inevitável em muitos casos. Quando vistos com inteligência e cautela, é possível passar por períodos de instabilidade sem grandes prejuízos para o negócio. Tratando-se, especificamente, do corte de custos logísticos, evite ao máximo a redução de custos a ponto de:
Oferecer riscos aos funcionários:
Cortar despesas com segurança do trabalhador, manutenção de caminhões, ou qualquer outra que ofereça risco aos funcionários nunca é uma boa ideia. Imagine que, por conta desse descuido, um de seus funcionários sofra um acidente. Além de manchar a imagem da empresa e gerar um trauma irreparável, uma indenização como essa pode falir de vez o orçamento do seu negócio. Por isso, pense bem antes de cortar qualquer custo logístico relacionado à segurança.
Comprometer a qualidade do serviço:
Conquistar clientes não é uma tarefa fácil. O relacionamento se estabelece por meio de confiança e qualidade do serviço. Se cortar custos de logística for tão drástico a ponto de comprometer a reputação da sua empresa, pise no freio.
Tornar a empresa pouco competitiva no futuro:
Esse é o ponto mais complicado, porque não pode ser percebido a curto prazo. Nesse caso, cortar custos de logística significa não fazer investimentos. Isso pode comprometer a competitividade da sua empresa, já que a torna defasada em relação às outras. Tenha em mente que o corte de custos de logística precisa ser inteligente e eficaz.
Além disso, por mais contraditório que pareça ser em um momento de crise, investir em tecnologia pode ser a saída mais simples, inteligente e barata. Assim que a situação se estabilizar, experimente fazer simulações de investimento x retorno financeiro de investir em uma solução tecnológica. Dessa forma, sua empresa se mantém competitiva, corta gastos e, de quebra, melhora a qualidade dos serviços.




Comentários