A importância da escolha da embalagem certa!
- Natália Oliveira
- 30 de ago. de 2022
- 2 min de leitura

Os pacotes e embalagens geralmente são a proteção e a primeira impressão de um produto, portanto, sua escolha é sempre uma decisão importante e as opções são amplas.
Em primeiro lugar, é relevante conhecer os tipos de embalagem. A classificação mais conhecida corresponde aos seus níveis e distingue três tipos:
▪ Embalagem primária ou principal: também chamada de embalagem de varejo, é aquela que está em contato direto com o produto, a primeira camada ou material que o envolve e protege, além de ser uma “carta de apresentação” visual para o produto que busca ser atraente para os clientes. São embalagens primárias, por exemplo, a garrafa ou lata de um refrigerante, o pote de vidro de azeitonas ou a caixa de papelão contendo uma câmera.
▪ Embalagem secundária: é usada para criar unidades de carga para transporte e armazenamento, agrupando várias embalagens primárias, embora também seja usada para comercialização e exibição. Às vezes pode ser sobreposta à embalagem primária, e até mesmo à terciária. As embalagens secundárias são, por exemplo, as caixas de papelão reforçado com plástico dos 6-pack.
▪ Embalagem terciária: Agrupa os produtos com embalagem primária e secundária para proteger os produtos e facilitar seu manuseio durante seu armazenamento e transporte. Os consumidores finais não costumam ter contato com ela, e sua forma mais comum é a paletização (como os paletes carregados com caixas de papelão empilhadas).
O impacto da embalagem no armazenamento e nas remessas
Uma escolha incorreta de embalagem pode causar desde atrasos e outros problemas nas entregas, até devoluções. Por outro lado, uma embalagem adequada pode otimizar muito os processos de armazenamento e com eles seus custos, e tornar a preparo de remessas mais eficiente, e até, e por fim, impactar no serviço ao cliente, pois é preciso lembrar que a entrega é um momento crucial na relação com o consumidor.
Devem ser considerados o peso e a fragilidade do produto, o tipo de remessa, o número de frações de carga que o produto sofrerá entre o armazém e o cliente final.
De modo que, uma boa embalagem deve ter a capacidade de:
Proteger o produto, tanto de choques, esmagamentos e batidas, como dos fatores ambientais, com resistência, e adaptação ao método de envio e entrega. ✔ Garantir condições adequadas de transporte.
Melhorar a segurança dos pacotes.
Otimizar o espaço de armazenamento.
Permitir preparar envios com mais rapidez.
Enriquecer a experiência do cliente e reforçar a imagem da marca. Ser o mais sustentável e ecológico possível.
Existe um tipo de embalagem adequado para cada necessidade específica de mercadoria. Encontrar a apropriada para seus produtos é uma questão de produtividade e praticidade, é um elemento importante para uma melhor distribuição
Comments