4 dicas para gestão de materiais hospitalares
- Natália Oliveira

- 25 de nov. de 2021
- 2 min de leitura

Os hospitais requerem cuidados e precisão em seus procedimentos, tanto com seus pacientes quanto na eficiência da sua administração. Nesse sentido, a gestão de materiais hospitalares tem um papel fundamental, já que garante os insumos necessários para a rotina dos pacientes e a otimização de custos e recursos para atender múltiplas demandas.
Esse estoque precisa ser sempre abastecido, conferido e ter seus itens organizados para que não aconteçam perdas e falta de medicamentos em momentos de necessidade extrema. Confira algumas dicas para quem deseja melhorar a logística de seus materiais hospitalares. Confira algumas dicas para a gestão eficiente de materiais hospitalares:
1. Organização por categoria
Após a chegada dos materiais, é importante catalogá-los e armazená-los conforme suas características, prioridades e frequência de utilização. Alguns medicamentos precisam ser dispostos sob refrigeração, enquanto outros devem permanecer mais próximos do alcance das mãos, para agilizar o atendimento. Essa classificação servirá para uma armazenagem segura e adequada dos materiais de saúde. Eles podem ser separados por suas características como fragilidade, corrosão, oxidação, inflamabilidade, volume, peso, entre outros.
2. Controle de entradas e saídas de estoque
Ter um registro do consumo diário facilita a tomada de decisão para a realização de novos pedidos e a organização do estoque na totalidade. Essa medida evita desperdícios ou extravios de materiais e dá a noção real do que é consumido semanalmente pelos pacientes.
3. Programação de entregas dos insumos
Em muitos casos, a compra de medicamentos controlados precisa obedecer normas governamentais e exige uma quantidade mínima para faturamento. Por isso, é preciso ter um controle mais apurado desses itens para evitar sua falta por longos períodos e, assim, comprometer a realização de cirurgias e atendimentos emergenciais.
4. Treinamento dos colaboradores
Uma boa gestão hospitalar deve envolver todos os profissionais que participam das rotinas da instituição. Por isso, é importante oferecer instrução aos colaboradores ligados ao almoxarifado, aos centros de distribuição de material, farmacêuticos, técnicos administrativos e de enfermagem. Quando todos têm conhecimento das normas e rotinas do hospital, fica mais fácil controlar as fraudes, erros no transporte e estocagem, desperdícios e aplicações indevidas dos materiais e medicamentos.




Comentários