3 processos logísticos que aumentam a produtividade e reduzem custos
- Natália Oliveira
- 12 de set. de 2023
- 2 min de leitura

Com o objetivo de reduzir custos e ampliar a produtividade, as empresas têm apostado em processos logísticos que possam atender tais necessidades.
À medida que uma empresa se desenvolve, naturalmente suas demandas tendem a aumentar também. E neste caminho é fundamental que menos custo e mais eficiência estejam atrelados para traçar apenas um resultado: maior lucratividade.
Desta maneira, três serviços são fundamentais para atingir um gerenciamento ideal da cadeia logística e beneficiar os clientes: paletização, filme stretch e etiquetagem.
Paletização
A paletização viabiliza a movimentação e o transporte unindo as mercadorias por meio de um palete. Assim, ao prender as caixas ou outros objetos a serem transportados com fitas, cordas ou filme stretch, o espaço é otimizado tanto na armazenagem quanto nos veículos de distribuição, e os recursos de mobilidade se tornam mais simples e seguros.
Além de um transporte facilitado, a paletização contribui para um aumento da produtividade, já que a manipulação dos produtos e a conferência de cada um se tornam mais eficientes. Desta maneira, ao utilizar este processo logístico, um colaborador não precisa se preocupar em perder tempo buscando itens dispersos, sendo que todos estão em um mesmo lugar.
Filme Stretch
Como mencionado anteriormente, o filme stretch pode ser utilizado na paletização, favorecendo uma movimentação adequada das cargas ao contribuir para a união das mercadorias. Este filme auto adesivo esticável mantém a proteção da carga, sem apresentar deformações quando exposto à umidade ou variações de temperatura.
Sendo assim, além de promover um transporte mais seguro das mercadorias, o filme stretch também viabiliza a identificação de problemas nos produtos.
Etiquetagem
A gestão do estoque é uma etapa fundamental para qualquer empresa. Afinal de contas, o controle sobre a entrada e saída de mercadorias é um dos pilares para evitar prejuízos.
Sendo assim, a etiquetagem é um processo logístico que viabiliza a organização do estoque ao favorecer a localização rápida das mercadorias através de uma identificação.
Atualmente, formas automatizadas foram inseridas neste processo para torná-lo mais viável para empresas de grande porte. Com a influência direta da tecnologia, a etiquetagem passou a atender demandas de estoques com um alto fluxo de mercadorias, mantendo-se como um dos processos fundamentais para interligar produtividade e organização.
Comentários