3 dicas para prevenir acidentes durante a carga e descarga!
- Natália Oliveira
- 7 de mar. de 2023
- 2 min de leitura

A operação de carga e descarga acontece de modo rotineiro em empresas de logística. Contudo, às vezes a prática acaba gerando confiança demais e desatenção, que pode provocar graves acidentes.
Para evitar ou pelo menos reduzir estes incidentes entre os operadores logísticos, é necessário realizar o processo de carga e descarga com atenção e cuidado. Uma revisão na hora da execução aumenta a excelência e evita prejuízos aos destinatários, que esperam entregas no prazo e em boas condições.
Como funciona a carga e descarga no transporte?
A operação de carga e descarga é responsável pelo embarque e desembarque das mercadorias, que podem ser acondicionadas nos veículos destinados ao transporte ou nos centros de distribuição e armazéns.
Muitas vezes, os objetos são pesados e exigem carrinhos e empilhadeiras para serem movidos. Independentemente da forma de manuseio, as operações podem causar acidentes e merecem atenção dos colaboradores e o uso de EPIs.
A imprudência acontece quando há desatenção na prática da carga e descarga ou quando a mercadoria embalada não é acomodada corretamente nos equipamentos que auxiliam no transporte pelos corredores do armazém e na colocação nas prateleiras.
Dos pequenos incidentes aos mais graves, uma ocorrência pode levar ao afastamento do operador de suas funções para receber a devida assistência. E a empresa terá que reorganizar a equipe para evitar atrasos nos processos e descontentamentos por parte do cliente final.
3 dicas para prevenir acidentes durante a carga e descarga
A prevenção de acidentes durante a carga e descarga é fundamental na hora de garantir a segurança das mercadorias e dos colaboradores.
Para isso, sua empresa pode seguir essas três dicas que a Lotus Logística separou:
1. Escolha o maquinário adequado
Há diferentes tipos de empilhadeiras e todas trazem recursos que variam de acordo com o modelo. Sendo assim, a empresa deve adquirir os equipamentos de fornecedores confiáveis, que vão indicar a melhor solução com base no espaço e finalidade.
2. Faça a inspeção adequadamente
É necessário separar uma área para a conferência. Deste modo, evita-se que a falta de previsibilidade na operação gere danos à mercadoria ou atrapalhe a movimentação das máquinas.
3. Reforce a necessidade de EPIs
Toda profissão possui um kit que deve ser usado para execução adequada das atividades e redução do risco de acidentes. No segmento de logística os EPIs também estão presentes e podem mudar conforme a função do operador. Vale a pena incentivar o uso e promover campanhas de conscientização.
Comments